Análise para uma Estratégia Eficiente no Agronegócio

A estratégia e o Agronegócio
agosto 25, 2021
Vantagem Competitiva
setembro 14, 2021

Análise para uma Estratégia Eficiente no Agronegócio

Um dos grandes desafios de quem atua no segmento do agronegócio é a formulação de estratégias para alcançar os objetivos estabelecidos no planejamento estratégico da organização.


Segundo Porter, a análise estrutural é a base fundamental para a formulação da estratégia competitiva e um suporte básico para qualquer construção de planejamento de curto, médio e longo prazo. O mesmo autor reforça que existem cinco forças competitivas para o estabelecimento de estratégias em qualquer setor da economia, mas é claro que nosso foco aqui no texto é com relação as empresas do agro. As forças são as seguintes: entrada, ameaça de substituição, poder de negociação dos compradores, poder de negociação dos fornecedores e rivalidade entre os atuais concorrentes.


Fica muito claro ao analisar os conceitos de Porter, que se faz necessário um amplo estudo a respeito de cada uma dessas forças, pois se não forem bem compreendidas poderão colocar em risco toda a estratégia da empresa, levando a prejuízos incalculáveis e em muitos casos ao fechamento da empresa, abrindo espaço para a concorrência crescer ainda mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *